AULA PRÁTICA - AGROECOLOGIA



CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ITAPETINGA
PRÁTICA DE PLANTIO DE ÁRVORES E OBSERVAÇÃO DO PROCESSO DE ENSILAGEM

Aos vinte e nove dias do mês de março de 2011, os alunos do 3° ano técnico de Agroecologia, do turno matutino, do Centro Territorial de Educação Profissional de Itapetinga, localizado em Itororó, participaram, junto com os professores Jonan Rocha, Thaiane Gonçalves, John Porto e Maria Cláudia Gama, de uma aula de campo correspondente a 08 h, na Fazenda Rancho Alegre, na cidade de Itororó,cujo proprietário é o Sr. Mário Oliveira.

Ao chegarem lá, os alunos foram muito bem recebidos pelo proprietário da fazenda, o qual designou um funcionário para indicar o local de plantio das árvores. De posse dos instrumentos necessários e das mudas a serem plantadas, os alunos começaram a abrir as covas , nas quais foram introduzidas mudas de nim, pau Brasil, cajazeira, entre outras.

Durante o plantio os alunos eram instruídos, pelo professor John, a mexerem na terra de forma que as plantas recebessem todos os cuidados necessários para se tornarem bonitas e viçosas. Explicou que a parte mais profunda da terra possui menos nutrientes que a de cima , e isso deve ser levado em consideração na hora do plantio.

A seguir, os alunos foram observar o processo de ensilagem. Na fazenda esse processo é feito com sorgo moído numa máquina própria. O fazendeiro afirmou que a semente do sorgo vinha do oeste do estado da Bahia e a opção por ele é que é mais resistente à praga do que o milho, porém com o mesmo valor nutricional. Na oportunidade, o professor John,explicou sobre a importância do silo para a alimentação do gado em período de escassez de capim.

O Sr. Mário também mostrou como se mói o sorgo ,falando sobre a necessidade de compactá-lo, a fim de que não estrague com o mofo. Para isso ,é preciso tirar todo o oxigênio durante o processo. A seguir, esse bolo gigante é tirado do recipiente e coberto com uma lona, depois amarrado , de modo a garantir a sua qualidade . É importante salientar que o silo pode durar de seis meses a um ano.

Diante de todas as atividades realizadas, pôde se perceber que os alunos adquiriram novas aprendizagens com a troca de experiências entre funcionários, proprietário e as explicações técnicas dadas pelos professores. Dessa forma, encerram-se, com sucesso, todas as atividades previstas para serem realizadas na Fazenda Rancho Alegre.

Segundo o aluno Fagner, do 3º ano, a visita na Fazenda Rancho Alegre, foi de grande proveito, aprendemos a plantar mudas de diversas árvores para sombreamento, a profundidade da cova, a largura, etc. E, também, como conservar rações para os animais para serem usados no período da seca, ou seja, o preparo de ensilagem para alimentação de vacas leiteiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário